Plano de Recuperação de Areas Degradadas
ARAGARÇAS/GO
JULHO/2010
01 – IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES:
1.1 – Requerente:
1.2 – Responsável Técnico Elaboração:
1.5 - Local da Recuperação:
Denominação: FAZENDA AREIAS, ZONA RURAL
Município: ARAGARÇA/GO
CORRDENADA GEOGRAFICA: Lat.: 15° 54’ 01,603” – Long.: 52° 11’ 07,305”
01 - APRESENTAÇÃO
A pedido da empresa, realizou-se vistoria técnica em área de propriedade denominada Fazenda Areias, no município de Aragarças/GO para fins de levantamento e verificação de medidas tomadas e a serem adotadas para recuperação ambiental, visando adequar as áreas degradadas com a exploração de Areia na propriedade em questão.
Neste sentido, a vistoria consistiu em avaliar a área recuperada e a ser recuperada, com fins de avaliar o dano causado pela extração de areia, propondo-se medidas de recomposição desta, sendo também apresentado neste relatório projeto de revegetação da área. A vistoria teve o acompanhamento do proprietário.
A fim de que se possa ter maior clareza, a estrutura deste Projeto contemplará a descrição das características ambientais da área e da vegetação em contexto regional, um diagnóstico geral da área objeto da recuperação, conclusões e recomendações para recomposição das intervenções realizadas na área.
02 - DESCRIÇÃO DA VEGETAÇÃO REGIONAL, ENTORNO E LOCAL
A região em estudo encontra-se inserida no Domínio Morfoclimático do grande bioma dos cerrados, constituída de uma grande diversidade de ambientes formados por formações florestais e pelos diversos fisiotopos de cerrado.
Segundo RADAMBRASIL (1981), a região é constituída de formações (fitofisionomias) de cerrado (savana), com predomínio da savana arbórea aberta com floresta de galeria (matas ciliares). Estando inserida na Zona Neotropical, caracterizada por um clima tropical de elevadas temperaturas médias e precipitação estacional marcada por período com déficit hídrico de 4 à 5 meses no balanço ombrotérmico