Plano de pratica
A Filosofia da Sociedade: questionando a realidade
A filosofia no Serviço Social
Prof. Orientador JOANNA FALCÃO DE OLIVEIRA
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharel em Serviço Social – Prática do Módulo I
22/11/2012
1 TEMA/ASSUNTO
Pretende-se neste trabalho discutir a importância da filosofia dentro do serviço social, mostrando que na atualidade o assistente social deverá ter uma boa fluência para saber a contextaulização da questão social. O homem como ser, procura adaptar-se da melhor maneira possível para acompanhar tantos avanços e tecnologias, mas também vive o conflito da substituição da mão de obra humana pelas máquinas robóticas e principalmente pelas tecnologias de informações.
De acordo a tradução do grego, a palavra filosofia significa “amor a sabedoria”, conforme Aranha (1993), a filosofia é marcada pela constante busca da verdade na ação de um pensar permanente de forma crítica, ponderando racionalmente os pensamentos a fim da obtenção do conhecimento e de desenvolver um mudo melhor. A análise dos fenômenos sociais de forma não isolada é a contribuição da filosofia para a atividade do uma assistente social, tendo em mente que um acontecimento pode ser fruto de múltiplas determinações.
Segundo Barroco (2001) o serviço social brasileiro, que nasceu e se desenvolveu nos marcos do pensamento conservador, como um estilo de pensar e de agir na sociedade capitalista, vivenciou os sinais de erosão das bases do Serviço Social tradicional diante de um cenário de desenvolvimentismo, onde jovens profissionais, inseridos em trabalhos nas comunidades, começaram a questionar a histórica subalternidade da profissão, reivindicando um novo padrão cultural e teórico, tendo em vista as mudanças sociais em curso.
O predomínio das forças conservadoras no período ditatorial fez com que somente a partir da década de 1980, o Serviço Social Brasileiro, referenciado no movimento de reconceituação