PLANO DE PERICIA TRABALHISTA
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PLANO DE PERÍCIA
PETROLINA-PE
2015
DAVID WENDEL GONÇALVES DA CRUZ
JÂNISON MURILO COELHO
JOÃO COSME ITABAIANA NETO
WACY YRATHAN MARTINS DE LIMA
PLANO DE PERÍCIA – TRABALHISTA
Trabalho apresentado na disciplina Fundamentos de auditoria e perícia no curso de Ciências Contábeis, ministrada pelo professor Josaias Santana dos Santos, na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE, como requisito de avaliação da disciplina.
PETROLINA-PE
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETO DA PERÍCIA
3 OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO DA PERÍCIA
4 LEVANTAMENTO PRÉVIO DOS RECURSOS DISPONÍVEIS PARA EXAME
5 BUSCA DA PROVA PERICIAL
6 DADOS NECESSARIOS PARA EXECUÇÃO DA PERICIA
7 CONHECIMENTOS DO SISTEMA CONTABIL E SUA CONFIABILIDADE
8 PLANEJAMENTO DO TRABALHO PERICIAL
8.1 PRAZOS
8.2 HONORÁRIOS
9 QUESITOS
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
A perícia é um meio de prova previsto no Direito, assim como a documental, a testemunhal e a do depoimento pessoal. Pela definição da Norma Brasileira de Contabilidade, “a perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinado a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente”.
A perícia contábil, tanto a judicial quanto a extrajudicial e a arbitral, somente pode ser exercida por contador devidamente registrado em Conselho Regional de Contabilidade. Para a Contabilidade, é uma das matérias mais admiradas e almejadas dentre todas as áreas de estudo. Para entender melhor o assunto, faz-se necessário o estudo do papel do perito nomeado. O mesmo é indicado pelo juiz como sendo de