PLANO DE NEGÓCIOS ÁGUA MINERAL
Dirigir estrategicamente uma empresa é uma atitude geral, que permite identificar a missão, os objetivos e as ações a serem empreendidas em uma organização, para fazê-la interagir com o ambiente de forma competitiva. Isso traz consigo, no processo de definição estratégica, a consideração não apenas do ambiente particular da empresa e de sua situação econômica, mas também das características do ambiente cultural e socioeconômico em que desenvolve suas atividades.
Possuir um comportamento estratégico definido é questão de sobrevivência para uma empresa. Isso se deve à alta sensibilidade das organizações às variações do mercado (PORTER, 1995, apud HAYASI, NAKAMURA e ESCRIVÃO FILHO, 1995). Dada à característica de simplicidade das pequenas empresas, identificada principalmente pela estrutura pouco desenvolvida e pela limitação de recursos, torna-se importante para as instituições estabelecer condições que favoreçam o pensamento estratégico, de forma que venham a possuir bases para competir em um ambiente de mudanças rápidas.
Estudos realizados na área demonstram que as organizações formulam suas estratégias de acordo com a sua percepção das reações do mercado, adaptando os objetivos da empresa e sua estrutura funcional a ele. As empresas centram sua atuação na criação de novos produtos e serviços, e suas estratégias implicam riscos quando tentam conquistar novos mercados. Isso acontece porque, provavelmente pelo tamanho da empresa e por seus objetivos, a visão das PMEs é imediatista e as fronteiras do produto-mercado são pequenas e próximas o bastante do processo operacional da empresa, o que impede o empresário de prever eventos distantes de seu grupo estratégico.
No caso específico dos pequenos e médios negócios, a formulação de estratégias servirá para definir caminhos que levem a empresa a determinar sua sobrevivência no mercado. O mercado brasileiro vem mudando nos últimos anos e em virtude dessa mudança surge a ideia da criação de uma