Empreendedorismo
Empreendedorismo;
Ética e Relações Humanas no Trabalho
e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Desafio Profissional entregue como requisito para a conclusão das disciplinas Empreendedorismo; Ética e Relações Humanas no Trabalho; e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, sob a orientação da professora: Joziane Silva de Almeida.
INTRODUÇÃO
Muitas pessoas, nos dias de hoje, buscam independência financeira através do seu próprio negócio. A competitividade está cada vez mais acirrada. Para que o candidato a empreendedor consiga sobreviver, deve planejar muito bem o que deseja fazer, onde deseja chegar e ter bem claro seu objetivo.
Segundo pesquisa do SEBRAE-SP (2008, p.19), 27% das empresas fecham no
primeiro ano, 38% encerram suas atividades até o segundo, 46% fecham antes do terceiro, 50% não concluem o quarto ano, 62% fecham até o quinto ano e 64% encerram suas atividades antes de completar seis anos de atividade.
Para que a empresa não entre na estatística do SEBRAE de mortalidade de empresas, deve-se gastar algumas horas planejando, analisando qual é o objetivo do empreendimento.
Isso serve para se adquirir confiança de que realmente se está no caminho certo, pois nem todas as boas ideias são tão boas na prática. Além disso, pode-se esbarrar em uma série de problemas, muitas vezes, simples, mas que não foram pensados e que podem levar o empresário a quebrar até mesmo no primeiro ano.
PLANO DE NEGÓCIO
O plano de negócio, para Dolabela (1999, p.149), pode ser visto como um mapa que indica os caminhos a serem percorridos pelo empreendedor. Para Degen (2009 p.208), o plano de negócio é a descrição, em um documento, da oportunidade de negócio que o candidato a empreendedor pretende desenvolver, como a descrição do conceito do negócio, dos atributos de valor da oferta, dos riscos, da forma como administrar esses riscos, do potencial de lucro e crescimento do negócio, da