Plano de negócios empresas pequeno porte
PLANO DE NEGÓCIOS CONSTRUTORA
SITES VISITADOS
http://www.lgdirecta.com.br/mat/desen/planoD.pdf PAPELARIA www.brasilacademico.com/pcomp/abc-bplan.pdf estrutura
http://dicasdeexcel.com/arquivos/SEBRAE%20Plano_negocio.pdf
http://www.sebrae-sc.com.br/ideais/default.asp?vcdtexto=2831
Apresentação
Área de enorme importância na economia do país, inclusive por gerar muitos empregos, a construção civil pode mesmo ser vista como um "termômetro", tal a sua vulnerabilidade, pois toda e qualquer oscilação econômica reflete diretamente no setor.
Seguramente, uma construtora é um empreendimento fascinante pelo desafio que representa, pela diversificação de possibilidades de trabalho e, também, pelo ótimo retorno financeiro que pode trazer, se bem administrada. Ingressar nesse setor é tarefa para profissionais capacitados e dispostos a trabalhar com seriedade, priorizando a qualidade.
Mercado
Por ser extremamente sensível às variações econômicas, o setor apresenta aquecimento significativo em épocas de estabilidade. Entretanto, com a mesma velocidade, se retrai frente a desequilíbrios da economia nacional e, à vezes, dado ao fenômeno recente da globalização, da economia internacional.
Ingressar no setor poderá ser bastante promissor, desde que o empreendedor tenha bons conhecimentos do mesmo, além de pesquisar as necessidades e potencialidades do mercado local.
Estrutura
A estrutura básica deve contar com uma área mínima de 50m² para o escritório, além de uma outra área destinada ao déposito dos equipamentos de obra.
Equipamentos
Os equipamentos básicos são:
- Móveis e utensílios de escritório;
- Computadores, fax, telefones, softwares específicos para a área;
- Pranchetas e suprimentos para desenhos técnicos;
- Equipamentos utilizados na obra (carrinhos, betoneiras, etc...), podem ser locados;
- Automóvel utilitário médio.
Funcionários
A construtora deverá contar com um quadro fixo de funcionários em