Manual qualidade
A aplicação de normas de controlo da produção e dos produtos é um passo importante para o reconhecimento da qualidade dos mesmos. Para tal, a aplicação das normas NP EN 13043; NP EN 13242; NP EN 12620 é fundamental, pois elas permitem a implementação de um sistema de gestão de controlo da produção de tal forma exigente que a integridade dos produtos e do sistema de produção nunca deve ser posto em causa.
As exigências dos clientes atingiram um estágio no qual se impõe a implementação de um sistema de gestão de controlo da produção e da qualidade, garantindo assim que os serviços atendam e superem as suas expectativas.
A integração de um sistema de controlo da produção permite, aumentar a confiança que os clientes depositam nos nossos produtos, e por consequência na produção dos mesmos, uma vez que estes se baseiam em normas europeias. Esta integração permite desenvolver uma cultura de qualidade e gestão, como tal torna-se notável o esforço por parte de todas as entidades envolvidas.
2. Organização
2.1. Funções e Responsabilidades
Administração (ADM) ▪ Aprovar o Manual de Controlo da Produção e procedimentos; ▪ Participar nas reuniões de revisão do Manual de Controlo da Produção, assim como nas auditorias externas e internas; ▪ Aquisição de Produtos e Equipamento.
A Administração delega as suas funções relativamente ao Sistema de Controlo da Produção no Responsável da Qualidade.
Responsável da Qualidade (RQ) ▪ Autorizar o acesso de pessoas externas a pedreira; ▪ Gerir o Sistema de Controlo da Produção; em representação da Administração; ▪ Servir de elo de ligação entre a ADM e o DT; ▪ Acompanhar as Auditorias realizadas; ▪ Reportar em caso de necessidade à ADM.
Director Técnico (DT) ▪ Cumprir e fazer cumprir o Manual de Controlo da Produção, indicando ao RQ as suas necessidades e alterações necessárias; ▪ Elaboração dos Procedimentos; ▪ Analisar os resultados dos ensaios emitidos