Estudo de caso: rejeição do novo chefe pelos subordinados
NOME: Milene Moura da Silva
1- Que motivos levaram os subordinados a rejeitar a nova chefa?
R- Os funcionários sentiam-se seguros com relação a sua antiga gerência, pois este se mostrava contra o corte de pessoal e os defendia. Com sua demissão e parte dos colegas os funcionários sentiram-se inseguros com relação a estabilidade do emprego e a resistência a mudança que é comum, as pessoas tendem a não aceitarem mudanças a não ver com bons olhos o fato de sair do estado de conforto.
2- Você esta de acordo com a estratégia que ela está usando para conseguir implantar dos projetos?
R- Não
3- Se você estivesse no lugar dela, que atitudes tomaria para implantar os projetos?
R- Quando assumisse a função realizaria uma reunião para apresentação e primeiro contato com a equipe toda, mostraria a situação atual da empresa no mercado, explicaria a proposta, a forma de trabalho, os objetivos e a importância do trabalho realizado de cada função, o porquê das mudanças e das adequações. Numa linguagem comum mostraria o meu conhecimento técnico e deixaria claro que estava aberta a sugestões, opiniões e reclamações para juntos nos tornamos um setor eficaz, com ótimos resultados para voltar a se destacar dentro da empresa e dessa forma ter mais força para conseguir melhorias (benefícios, prêmios...) aos funcionários, pois nosso setor é a alma da empresa.
4- A estrutura organizacional, departamentalizada por projetos, adotada para a empresa, atrapalha ou ajuda a forma de gerenciar? Por que?
R- Ajuda. Com a divisão de projetos otimiza tempo, quando cada parte finalizada a analise do todo é facilitada e diminui o risco de erros, da-se maior segurança.
5- Você mudaria a estrutura organizacional? Que forma de departamentalização você utilizaria.
R- Não
Curitiba, 08 de abril de