Plano de negócios distribuição café
PARA A DISTRIBUIÇÃO DO CAFÉ BRANCOFFEE
por
Agente Região de Lisboa e Beiras
“A blogger from Spanish daily El País has no doubts: Portugal and Italy are the only two countries in the world where one can drink a good espresso.”
(El País 12/16/2011)
Índice
Introdução 2
Análise de Mercado 2
Análise da Concorrência 3
Análise do Meio Envolvente 4
Análise SWOT 5
Marketing – Mix 6
Missão 7
Visão 7
Posicionamento Competitivo 8
Conclusão 8
Bibliografia 8
Introdução
A elaboração de um Plano de Negócios é importante para nós (agente), tendo em conta que o “ plano estratégico de crescimento” da BRANCOFFEE é, no curto prezo, vender.
Convém por isso projectar acções futuras, visando o desenvolvimento do negócio, cumprindo os objectivos da BRANCOFFEE e os nossos, ambos de curto prazo. Pelo que entendi e percecionei, o desenvolvimento de uma estratégia de marca não é uma preocupação imediata da BRANCOFFEE.
Análise de Mercado
Habituados a beber a bica fora de casa, cada vez mais os portugueses aproximam-se da tendência internacional de consumir esta bebida no lar.
Em média, cada português bebe 2,2 chávenas de café por dia, revela a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC). O consumo de café per capita em Portugal é de 4,1 quilos, face aos seis quilos da média europeia e aos 13 quilos da Noruega, segundo a Associação.
O mercado de café, em Portugal, encontra-se estável quantitativamente e em valor. Este representa por ano mais de 30 mil toneladas, o que significa em valor cerca de 370 milhões de euros, sendo que os cafés torrados têm um peso de 92% e os solúveis 8%.
Este mercado pode-se analisar através de dois grandes segmentos tradicionais, que se diferenciam pelo local de consumo: o consumo imediato, denominado na maioria das vezes por canal HORECA (hotéis, restauração e catering), e o consumo no lar.
O consumo imediato é o que tem mais importância, sendo que