plano de negócio
1 – Qual a atividade que você pretende exercer?
2 – Qual a oportunidade que você identificou no mercado?
3 – Quais os riscos que seu empreendimento corre?
4 – Quais os produtos que você comercializa?
Esta é a primeira definição. Ela é a mais importante, pois condicionará todas as demais. O fundamento aqui é que os produtos devem atender necessidades de pessoas ou empresas. No caso dos produtos que você pensa em oferecer, como descobrir se existe interesse de pessoas ou de empresas? O estudo do mercado, ou seja, da concorrência, dos fornecedores e dos clientes em potencial será a parte principal do seu projeto de empresa, do seu Plano de Negócios.
5 – Qual o seu diferencial competitivo?
6 – Qual será sua missão?
7 – Qual a localização ideal?
Quais aspectos de localização devem ser considerados para facilitar a atração de clientes? Estacionamento para clientes é relevante? Existem restrições legais para instalação deste tipo de empresa na localidade escolhida?
8 – Quem serão seus clientes?
Nesse item você deverá fazer um estudo completo dos seus clientes, no caso de pessoas físicas analisando sua faixa etária, a predominância de gênero, as famílias nas quais esse cliente está inserido, seu trabalho, situação financeira, escolaridade, localização geográfica, e no caso de pessoas jurídicas, o ramo de atuação da empresa cliente, os produtos e serviços oferecidos por ela, o porte da empresa, a presença dela no mercado, a localização geográfica de sua sede e filiais e a capacidade dessas empresas de honrar compromissos.
Novamente todas essas análises devem vir acompanhadas de uma explicação de como seu produto ou serviço se encaixa em cada uma dessas características e caso não se encaixe em alguma delas quais as atitudes que estão sendo tomadas para reverter essa condição.
Além de todas as características gerais dos clientes apresentadas acima você ainda deve descrever os interesses e comportamentos desses clientes, como