plano de negocios
Gestão de pessoas “é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações. Assim, todos os gerentes são, em certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos eles estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento” (CHIAVENATO, 2005, p 9).
Sobre a realidade de “Recursos Humanos”, Lucena (1998) afirma que o profissional desta área pode se limitar a alguns afazeres como o Planejamento de Recursos Humanos (nos seus aspectos técnicos, quantitativos e qualitativos), o levantamento de necessidade de pessoal em curto prazo (criando algumas alternativas para atender a essas necessidades). Mas esta é uma ‘visão incompleta’ e não vem melhorar os resultados a médio e longo prazo na organização. Ela ainda alerta que a atividade desta área não se restringe “a aparente simplicidade de manter os que apresentam bom desempenho, treinar ou substituir os que não correspondem e buscar no mercado o que está faltando” (LUCENA, 1998, p.16).
Assim a realidade atual exige que cada administrador - seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor – deve estar apto a desempenhar as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo, a saber: planejar, organizar, dirigir e controlar (CHIAVENATO, 2005, p13).
2 HISTORIA E EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS
Todos os dias as organizações passam por mudanças e transformações. Tais mudanças podem vi acontecendo devido às questões tecnológicas que podem acabar impactando o comportamento das pessoas nas organizações.
Daí, percebe-se a necessidade da Gestão de Pessoas que, para Dutra (2002, p.23)
As organizações vêm passando por grandes transformações em função de pressões que recebem tanto do contexto externo quanto do contexto interno. As mudanças por que passam as organizações não estão limitadas a suas estruturas organizacionais, seus produtos ou seus mercados, mas afetam