APS 5º período UNIP
Osaka – Japão
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: APS – Dependência – 5º período
Aluna: Gisele de Oliveira Silva RA: 02290002426
Goiânia, 27 de novembro de 2013
Sumário
1. Introdução
2. Localização
3. Início
4. Concepção do Projeto
5. Etapas da construção
6. Conclusão
7. Referências Bibliográficas
8. Anexos
9.
1. Introdução
O Aeroporto Internacional de Kansai foi uma obra moderna e inusitada, localizado numa ilha artificial em Osaka, Japão. Em um país onde os limites territoriais estão ocupados e não existem possibilidades de ampliação dos aeroportos existentes, a saída foi pensar na conquista do mar. O Aeroporto possui capacidade para atender até 100.000 passageiros por dia. Sua construção levou 38 meses, e o esforço de 6.000 trabalhadores.
Em 2001 o Aeroporto de Kansai foi uma das dez obras distinguidas como o Monumento de Engenharia Civil do Milénio, outorgado pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. A estrutura foi projetada para ser capaz de resistir a um terremoto, o que acabou acontecendo tempos depois, sem ocasionar quaisquer danos. Kansai encontra-se à mesma distância do epicentro do terremoto que atingiu Kobe em janeiro de 1995. A intensidade do choque foi a mesma, mas o edifício não sofreu quaisquer prejuízos, nem um vidro se quebrou.
A preocupação com o meio ambiente também foi levada em consideração e a cada fase da obra, a empresa corrigia os transtornos causados à natureza. Para chegar ao aeroporto pode-se usar trem, ônibus ou mesmo ir de carro.
Neste trabalho veremos mais detalhes dessa construção gigantesca.
Aeroporto Internacional de Kansai
2. Localização
O Aeroporto Internacional de Kansai está localizado numa ilha artificial de 1,7 km de comprimento e com capacidade para atender até 100.000 passageiros por dia, ocupa uma área de 300.000 m2, foi construído entre 1988 e 1994, com projeto de Renzo Piano Building