Plano de negocio
Cálculo da data mais cedo e data mais tarde
O cálculo das datas é realizado, indicando as somas das durações de cada atividade ao valor do acontecimento de início da atividade, o valor obtido é colocado no acontecimento de final da atividade. Primeiro é realizado o cálculo da data mais cedo. Só após efetuado este cálculo é que é possível obter o tempo crítico do projeto, que servirá como o valor inicial para o cálculo da data mais tarde.
A data mais cedo é colocada junto aos acontecimentos, na posição esquerda (primeira posição). O acontecimento que define o início do projeto possui o valor 0 (zero). A duração da atividade é somada ao valor do acontecimento inicial e coloca-se no acontecimento final (no caso de 2, o valor será 0, obtido em 1, a somar a 3, duração da atividade a).
O percurso é realizado até se atingir o acontecimento de final do projeto (neste caso o 5). Verifique-se que no acontecimento 4, o valor obtido é duplo; pois existem duas atividades distintas que tem como ponto final esse acontecimento (d, c). Desta forma o percurso b/c possui uma duração de 5 unidades, enquanto o percurso (a, d) possui uma duração de 10 unidades. Nestes casos, a duração a ser colocada na data mais cedo é a de maior valor, pois pretende-se que o acontecimento seja realizado, quando tiverem sido realizadas todas as atividades que o precedem. Situação idêntica ocorre no acontecimento 5, com a escolha dos valores do percurso (a, e) com 5 unidades e (a, d ou b,c) + f, com 13 unidades. Novamente o valor maior é o escolhido. Assim 13 unidades corresponde ao tempo crítico, que nos fornece a duração esperada para o projeto.
As datas mais tarde são obtidas, com base no preenchimento do espaço direito, junto ao acontecimento e tomasse o sentido contrário ao das atividades realizando a subtração do tempo mais à direita com o tempo da atividade. Quando se está perante a presença de vários valores procede-se de modo idêntico ao já relatado, mas escolhendo o