plano de negocio
A hegemonia dos intelectuais e teóricos do Serviço Social aponta como necessidade para o surgimento dos profissionais Assistentes Sociais, as alterações históricas na condição de vida da população, em que o aparecimento do trabalho livre divide a sociedade em duas metades. Esses fatos vão requisitar instrumentos de auxílio à sobrevivência do novo sistema, sendo este a grande justificativa acadêmica para o surgimento da nossa profissão.
Durante todo o curso de Serviço Social você aluno irá se deparar inúmeras vezes com esse conceito "questão social", entretanto para que o entendimento seja efetivo, não podemos visualizá-la descolada de uma análise histórica e conjuntural, por isso mesmo oportunizamos todo esse contexto.
A "QUESTÃO SOCIAL"
No final do século XIX, já existia um grande movimento de revolta dos trabalhadores em virtude das péssimas condições de vida que levavam.
Iamamoto e Carvalho 2006, p. 77 nos apresentam uma ótima definição de questão social
A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária de seu ingresso no cenário politico da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. (itálico dos autores).
Isso significa que a sociedade burguesa se obriga a reconhecer nos trabalhadores uma nova classe social que se articulava e pode ameaçar aos negócios. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção. (Iamamoto e Carvalho 2006, p. 77 )
Para a professora Maria Benevides (2009), até o século XIX os trabalhadores ligados à terra não podiam ser expulsos; tinham, apesar da pobreza, um mínimo de segurança.
Isso não quer que antes da sociedade industrial, o "social" não existisse ou que estivessem ausentes formas institucionalizadas de atendimento a pobreza. Segundo Pereira (1998, p. 48):
A história da proteção social