plano de marketing
A presente proposta visa apresentar a pesquisa que será realizada pelos estudantes da Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Agricultura, curso de licenciatura em ciências Agrárias. O grupo vai trabalhar com uma variedades de couve nomeadamente: Tronchuda . adaptabilidade das culturas no campo experimental da FAGRI, local onde será conduzido o ensaio.
A couve é uma hortaliça folhosa, pertencente à família Brassicaceae. Suas flores são perfeitas e a polinização é entomófila. A couve quando consumida crua, fornece mais vitamina C que as frutas cítricas. Fornece também as vitaminas E e K que são anti-hemorrágicas. A couve não é tão exigente quanto ao tipo de solo, bastando que tenha boa drenagem.
Embora seja propagada mais comummente através das sementes, a multiplicação pode ser feita também através de filhos que surgem na haste principal.
A melhor época para o cultivo da couve é o fim da época chuvosa e inicio do estio, quando as plantas apresentam um bom desenvolvimento e aspecto sadio, porém, o cultivo pode ser feito baseado na variação da oferta e do preço do produto no mercado, para assim se obter melhores preços nas épocas de menor oferta.
Sendo uma hortaliça folhosa, o nutriente mais importante durante a fase de crescimento é o nitrogénio; sua deficiência torna a planta raquítica e de coloração amarelada.
A rotação pode ser feita com alface, maxixe, abóbora, cenoura, salsa, coentro, quiabo, etc. deve-se evitar o cultivo em rotação com couve-flor, repolho, pimento e tomate, por serem susceptíveis as mesmas doenças, causadas por fungos e bactérias.
1.1. Problema
A Couve (Brassica oleracea var. acephala) é uma das culturas de geração de rendimentos, e fornecimento de proteína barata mais cultivadas em várias regiões de Niassa, principalmente para os agricultores de pequena escala. Contudo, no distrito de Cuamba, esta cultura não tem gerado produções suficientes para alcançar as quantidades desejadas pelas famílias em