CP1 DR1
TEMA- DIREITO À VIDA/ EUTANÁSIA
Responda de forma fundamentada:
1- Reflicta sobre a mensagem que o filme “Mar a Dentro” lhe transmite.
2- Posicione-se, criticamente fase à eutanásia/ direito à Vida/ respeito pela soberania do indivíduo, a liberdade como valor absoluto do ser humano.
3- Num Estado Direito Democrático não podemos ser condenados à morte, será que podemos ser condenados a “viver” O que significa VIVER!!!
4- Se já vivenciou este problema directa ou indirectamente ( amigos , familares, conhecidos, etc) não deixe de mencionar; isto é, já passou pelo dilema, “era melhor, para ele morrer”? não deixe de mencionar, ou como pensa que agiria se fosse confrontado com tal situação.
5- De que forma a sociedade civil/ associações civis podem ajudar um cidadão a intervir de forma activa na sociedade, interprete o papel que a associação civil nos transmite no filme.
6- De todos os direitos fundamentais constantes na nossa constituição, escolha o que considere dos mais importantes, e explique a sua importância e amplitude.
Bom Trabalho
Olga Brás
1 – O filme “Mar a dentro”, que visualizámos em sala de aula, passou-me mais do que uma simples mensagem. Levantou-me questões, interiormente falando, fazendo-me pensar como nunca sobre a temática da eutanásia, num contexto pessoal e social. Para mim, este filme resultou numa reflexão do que é viver com dignidade e o que significa amarmos outra pessoa ao ponto de respeitarmos a sua liberdade individual, a sua vontade, dignidade, colocando de lado a nossa própria vontade, a nossa eventual perda daquele ente-querido, o nosso sofrimento, esquecendo muitas vezes, que é a outra pessoa em questão que está a viver todo aquele “drama” e merecia decidir sobre a sua vida. Este filme gerou alguma mudança em mim sobre o tema. Confesso que me obrigou a enfrentá-lo, era um tema que preferia não pensar, sou