Plano de marketing
As organizações enfrentam hoje uma dura realidade, a competitividade de maneira feroz e implacável. Especialistas apontam que os produtos comercializados são de pouca diferenciação entre eles isso graças à capacidade produtiva e aos ciclos de vida desses produtos cada vez mais curtos, tamanha semelhança às obriga a criarem diferenciais competitivos no campo das operações logísticas, pois na outra ponta esta o cliente cada vez mais exigente e ciente do seu reinado.
Mas como se diferenciar dos demais concorrentes a partir da oferta de semelhantes produtos? Essa pergunta tem sido constantemente levantada por elas e na busca por respostas ficou evidente quais eram os reais desafios a serem vencidos, porém ainda que fiquem claro os recursos disponíveis nunca são suficientes para suprir toda e qualquer expectativa.
De tanto buscarem alternativas encontraram na crescente e evolutiva logística a saída racional para continuarem competitivas e mais ainda em constante crescimento, só que para isso foi preciso assim como a logística amadurecer a ponto de continuarem ofertando seus produtos a um público mais e mais exigente.
O entendimento de que as operações logísticas podem elevar essas organizações à condição de empresas de sucesso fez da logística o tema central a ser observado por todas. A logística ocupa hoje lugar de destaque na administração moderna e é atribuído a ela o sucesso ou insucesso de muitas organizações, com operações eficientes é possível tornar-se competitiva num cenário onde a abertura de mercado elevou a concorrência a níveis antes inimagináveis e tem imposto enormes desafios a essas organizações, mas a logística veio com modelos de gestão que possibilitam harmonizar os processos racionalizando de forma que questões relacionadas a custos fossem amenizadas e transformadas em ganhos.
Num passado recente à logística não era dado à devida importância, considerada simplesmente como