Plano de Marketing
(5 força competitiva de Porter)
Porter identificou cinco forças da concorrência que têm um impacto sobre todos os sectores e todos os mercados. A característica de cada uma das cinco forças determina a intensidade da competição num sector e, portanto, o seu potencial de lucro e a sua capacidade de atração de potenciais participantes.
Portanto, a sua estratégia de negócio deve procurar enfraquecer a ameaça dessas forças da concorrência no que diz respeito à sua empresa. O modelo de Porter serve como uma ferramenta para analisar as forças motrizes do sector de mercado. Com base nessas informações, pode decidir sobre as estratégias adequadas para o seu negócio.
2.2.1 Ameaça de novos entrantes no setor
A entrada de novos concorrentes (demonstrada em nossa figura abaixo, pelo quadrado azul) em um mercado gera novas condições, o desejo de ganhar market share e, frequentemente, recursos adicionais. Preços podem ser reduzidos, custos serem inflacionados, diminuindo a lucratividade do mercado como um todo.
A ameaça de um novo concorrente depende da presença de barreiras à sua entrada e da reação das empresas já existentes. Se as barreiras são altas e o novo concorrente está preparado para uma forte retaliação da concorrência, a ameaça à entrada é considerada baixa.
Na Empresa:
Uma das ameaça que preocupa a Cacau Show são a “Brasil Cacau” e ”Munik Chocolates” duas empresas do mesmo seguimento e com preços competitivos.
.
2.2.2 Ameaça de novos produtos substitutos
Todas as empresas que têm o potencial de introduzir produtos substitutos podem ser consideradas como ameaças.
Produtos substitutos (representados na figura em azul) limitam o potencial de retorno de um mercado porque estabelecem um teto nos preços do mercado. Se o produto ou serviço substituto consegue mostrar um ganho na relação custo/benefício quando comparado aos atuais produtos, a ameaça que oferece é ainda