Plano de Marketing
Define-se canal de distribuição direta quando o produtor vende um produto diretamente ao consumidor, sem a ajuda de intermediários. Uma cadeia de distribuição direta pode envolver face-a-face vendas, vendas de computadores ou por correspondência, mas não envolve qualquer forma de outro distribuidor do que o produtor original.
Empresa ====> Cliente
Algumas desvantagens do canal direto são:
Alto custo da implementação do canal
Atinge um número menor de pessoas
Exige mais atenção da empresa, para vender em menores quantias para mais pessoas Algumas das vantagens de utilizar o canal de distribuição direto são:
Ter um relacionamento direto com o cliente
Melhor planejamento a longo prazo;
Minimizar os custos repassados ao cliente final
Ter maior controle sobre a cadeia de distribuição
Contato direto com o cliente final;
Distribuição direta é o sonho de todo fornecedor: não é segredo pra ninguém que todas as cias. aéreas e todos os hotéis adorariam eliminar o que chamam “custo de distribuição”, que inclui agências de viagens, entre outros.
Mas custa tecnologia: para substituir os “players” da distribuição, as cias. aéreas e hotéis teriam que investir naquilo que esses distribuidores fazem, desenvolvimento, operação e manutenção de sistemas em escala e qualidade que comportem os seus negócios.
Equipe bem preparada: distribuição direta não envolve somente tecnologia, mas pessoal capacitado a operar venda e pós-venda sem o “intermediário”, esse mal necessário.
Mídias sociais funcionais: aqui trata-se de tornar visível o novo canal de distribuição direta, o que inclui estabelecer a estratégia de marketing adequada e contratar pessoal qualificado para esta nova abordagem ao consumidor e com criatividade necessária a não repetir fórmulas surradas, pois o consumidor direto é cruel com a mesmice.
EXEMPLO DE CANAL DE DISTRIBUIÇÃO DIRETA - EMPRESA HERMES
A Franquia Hermes funciona através do sistema de Venda