Plano de marketing - gps
A organização foi fundada em 2001 dedicada ao mercado de mobilidade e desenvolveu a marca e o software NDrive em 2005, em constante desenvolvimento e crescimento financeiro com a expansão do portfólio NDrive, com vendas em mais de 40 países. A NDrive providencia software, produtos e serviços de navegação pessoal. A aplicação auxilia o utilizador final a encontrar o ponto de destino mais rápida e eficazmente, oferecendo mapas de dezenas de países em formato digital e altamente detalhados, com usabilidade simples, preparada também para o utilizador mais inexperiente.
Um dos produtos da NDrive, é o NDrive Touch Se, um GPS pequeno, de fácil mobilidade e utilização, que tem como principal característica ser um dos GPSs de marca mais baratos do mercado. Analisamos seus pontos fortes e fracos, o mercado de GPS no Brasil, seus concorrentes diretos e indiretos, seu público-alvo; e identificamos riscos e oportunidades. Em cima desses dados elaboramos estratégias, com ação nos 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção), tendo como objetivo do plano de marketing atingir diretamente o público-alvo, das classes B e C, que possuem automóveis e ainda não tem GPS. Estimando-se que ainda possui um amplo mercado para ser atingido no Brasil, se firmar como líder em vendas, conseguindo combater as vendas dos xing-lings e alcançar o domínio dos sistemas de GPS em celulares.
I. análise do ambiente (macro-ambiente)
A principal força demográfica é a população, estima-se que no ano 2000 eram 6,1 bilhões de pessoas e em 2025 ultrapassará os 7,9 bilhões, sendo que 52% de mulheres e 48% de homens. A Navteq revela que no mundo existem mais de 125 milhões de usuários de GPS só na Europa e nos Estados Unidos. O Brasil possui cerca de 193 milhões de habitantes (estimativa do IBGE, 2008) o que representa uma das maiores populações absolutas do mundo, destacando-se como a quinta nação mais populosa do planeta, a distribuição populacional no Brasil é bastante desigual, havendo