plano de manejo florestal
Cruz das Almas - BA
2014
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas – CCAAB
Engenharia Florestal
ROTEIRO PARA IMPLANTAÇÃO DE PLANO DE MANEJO FLORESTAL
Atividade avaliativa, do componente curricular Manejo de Florestas Nativas-CCA273, sob a orientação do docente Deoclides Ricardo de Souza.
Por: Anderson Moreira; Andressa Ribeiro; Nielly Aialla; Thaise Reis; Vinicius José.
Cruz das Almas - BA
2014
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES PARA O MANEJO
Mapeamento e Delimitação da Propriedade
A primeira etapa do processo de elaboração do Plano de Manejo Florestal refere-se a avaliação da propriedade rural onde será implantado o povoamento. Após a avaliação, esta área deve ser estratificada por zonas homogêneas para caracterizar as regiões com reais potencialidades de usos.
Este zoneamento inicial pode ser complementado através de informações obtidas por imagens e inferência bibliográfica, que pode nos dar informações a respeito das condições de vegetação, solo, geomorfologia, hidrografia e topografia. A confirmação ou alteração destas unidades ocorrerá pela etapa de coleta dos dados de campo onde serão anotados em planilhas próprias todas as informações adicionais importantes para uma correta subdivisão da área da propriedade.
Nesta fase será efetuado o macrozoneamento da propriedade onde serão caracterizadas as grandes unidades homogêneas que serão destinadas à utilização econômica, as de preservação permanentes e as áreas consideradas impróprias para uso comercial. Sua apresentação será em mapas com escala compatível a área da propriedade.
O mapa produzido demonstrará a propriedade, em escala adequada, com os paralelos e meridianos envolvidos,