Plano de Manejo
Plano de Manejo é um documento técnico mediante o qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à sua gestão.
O Plano de Manejo é considerado como uma técnica ou instrumento de organização de processos futuros que permite otimizar as ações destinadas a alcançar objetivos propostos para a área. Neste contexto o plano de manejo, contendo as orientações e informações ao adequado desenvolvimento das atividades e ações necessárias para se alcançar os objetivos, constitui-se no documento pelo qual se guiará o gestor da área nos seus trabalhos de administração.
Etapas para elaboração de um plano de manejo florestal:
1° passo: Informações Gerais
* Categoria do Plano de Manejo Florestal
* Titularidade da floresta: Floresta pública ou particular
* Tipo de vegetação predominante: Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Estacional Decidual, Floresta * * Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila aberta.
* Estado da floresta manejada: Floresta primária ou secundária
2° passo: Responsáveis Técnicos
* Elaboração
* Inventário florestal
* Execução das atividades
* Representante legal
3° passo: Objetivos do plano de Manejo
Exemplos:
* Maximizar a produção de toras para serraria, garantindo a perpetuidade da produção florestal ao longo dos ciclos de corte, com a máxima eficácia e eficiência.
* Desenvolver o manejo de produtos florestais não-madeireiros em escala industrial e/ou junto às comunidades;
* Buscar parcerias com as instituições de pesquisa nacionais e internacionais para desenvolvimento de pesquisas ligadas aos diferentes temas relacionados ao manejo florestal
* Promover a certificação florestal da área do manejo e cadeia de custódia, atravé dos princípios e critérios do manejo florestal estabelecido pelo Conselho de Manejo Florestal – FSC (Forest Stewardship Council).
4° passo: Justificativa Técnica