Plano de manejo de plantas daninhas
A cultura da aveia pode sofrer interferências de outras espécies, especialmente nos estádios iniciais de seu desenvolvimento, prejudicando a sua produção. As principais invasoras da aveia são as de folha larga e algumas de folha estreita, portanto, devem ser controladas desde o inicio da implantação da cultura na lavoura. No sistema de PD, para se obter sucesso no controle de daninhas, o controle é obtido pelo efeito conjugado da presença dos restos culturais (palha) e pela utilização de herbicidas, quando necessário.
O objetivo deste plano de manejo é orientar o produtor quanto ao manejo adequado de plantas daninhas na cultura da aveia, tendo como finalidade a produção de grãos. A localidade onde foi elaborado esse plano de manejo encontra-se na cidade de Passo Fundo, norte do estado do Rio Grande do Sul, seu solo é classificado como Latossolo Vermelho argiloso.
Objetivo:
Elaborar um plano de manejo para um produtor rural, numa área recém-adiquirida, que ficou por um período superior a um ano sem cultivar e agora se pretende plantar aveia.
Características da área:
Plano de manejo foi elaborado para uma área fictícia na cidade de passo fundo – RS, com o nome de fazenda Santa Maria e proprietário o Senhor João dos Reis, a Área cultivada será de 30 Há, e que por motivos de brigas judiciais do antigo dono, ficou um período superior a um ano sem cultivares. O Senhor João realizou uma aplicação de herbicida no local no mês de fevereiro, bem quando as plantas presentes ali estavam no estagio de floração e formação das sementes. Antes da implantação da cultura, foi necessário realizar um levantamento floristico por amostragem da área, para se ter uma ideia das plantas daninhas ainda presentes . O produtor pretende trabalhar com alto nível tecnológico, com disponibilidade de maquinários para os tratos culturais, possuindo um pulverizador de 2500 litros autopropelido.
Plantas daninhas encontradas na área, com suas respectivas