Plantas Daninhas na Cultura do Arroz (Oryza sativa L.)
DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA E ZOOTECNIA - DFZ
DISCIPLINA: CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS
CURSO: ENGENHARIA AGRONÔMICA
Plantas Daninhas na Cultura do Arroz (Oryza sativa L.)
Vitória da Conquista
Novembro de 2013
Janaína Ramos de J. Silva
Plantas Daninhas na Cultura do Arroz (Oryza sativa L.)
Trabalho entregue à Professora Raelly, como nota parcial da disciplina Controle de plantas daninhas do Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Vitória da Conquista
Novembro de 2013
Introdução
O arroz (Oryza sativa L.) é uma planta pertence à Divisão Magnoliophyta, Classe Liliopsida, tribo Oryzeae, família Poaceae, subfamília Oryzoideae e ao gênero Oryza. O gênero Oryza possui 24 espécies, das quais, somente duas são cultivadas: O. glaberrima Steud., cultivada no Oeste da África e da Ásia e O. sativa L., cultivada em todo mundo.
O arroz é uma espécie hidrófila, cujo processo evolutivo tem levado à sua adaptação às mais variadas condições ambientais. Planta originária do sudeste asiático, havendo relatos de semeadura na China, há cerca de 5000 anos. Expandiu-se para o resto do mundo através da Índia. No século XVI, foi introduzido no Brasil, por portugueses (Galli, 1978). Atualmente, é uma das mais importantes culturas, sendo a principal fonte energética dentre os grãos, constituindo base da alimentação para mais de 50% da população mundial (FAO, 2006). É uma gramínea anual adaptada a solos alagados, mas que se desenvolve bem em áreas com pouca disponibilidade de água (GUIMARÃES et al., 2002). Apresenta raízes fasciculadas, caules redondos e ocos, folhas sésseis, limbo foliar plano e panícula terminal.
Em relação às características morfológicas da raiz, o arroz possui sistema secundário de raízes adventícias fibrosas formadas a partir dos nós inferiores dos caules jovens, com