Caracteristicas economicas de um eletrodo revestido
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA – CAMPUS II – BELO HORIZONTE
CÁLCULO DAS CARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS DE ELETRODOS REVESTIDOS
MANUAL PRÁTICO
FEVEREIRO, 2014
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA SOLDAGEM
PROFESSOR: WILSON LUIZ DE ALMEIDA
ACADÊMICOS: ANA FLÁVIA RODRIGUES SALES
MATHEUS ANTÔNIO PEREIRA VELOSO PAULO DE TARSIS ALVES DE OLIVEIRA WILLIAM SEIJI TERAYAMA SALLUM
ÍNDICE
ITEM
DESCRIÇÃO
PÁGINA
1.0 INTRODUÇÃO 3
5.0 OBJETIVO 6
6.0 METODOLOGIA 6
14.0 REFERÊNCIAS 15
1.0 INTRODUÇÃO
Em 1865, o inglês chamado Wilde obteve a primeira patente de soldagem por arco elétrico depois de unir duas peças de ferro passando uma corrente elétrica através de ambas e produzindo fusão. Em 1890, N.G. Slavianoff e Charles Coffin desenvolveram a soldagem com eletrodo metálico nu. Durante os anos seguintes estes eletrodos foram consumidos na poça de fusão, se tornando parte do material de solda. A solda formada por esse processo era de baixa qualidade devido a formação de nitretos e óxidos nos metais de solda. No início do século XX, a necessidade de proteção contra os gases da atmosfera foi percebida e a ideia de revestir o eletrodo com um material que se decompunha na presença de calor pareceu o melhor método.
40 anos depois, em 1904, Oscar Kjelberg, engenheiro sueco, inventou o primeiro eletrodo revestido, constituído de uma camada de material argiloso (cal) com a função de facilitar a abertura e aumentar a estabilidade do arco elétrico. Três anos depois, Oscar fundou a ESAB e patenteou o processo de soldagem com eletrodo revestido.
Ainda nos dias de hoje, o processo de soldagem com eletrodo revestido é muito utilizado graças à versatilidade, baixo custo de realização, simplicidade dos equipamentos e possível uso em locais de difícil acesso e sujeito a ventos.
A soldagem é realizada com o calor gerado por um arco