Soldagem (SMAW)
(SMAW)
• A Soldagem a Arco com Eletrodos Revestidos (Shielded
Metal Arc Welding - SMAW) é um processo no qual ocorre a coalescência (união) dos metais é obtida pelo aquecimento destes com um arco estabelecido entre um eletrodo especial revestido e a peça ,e o processo e usado principalmente como uma operação manual.
• O eletrodo é formado por um núcleo metálico ("alma"), com 250 a 500mm de comprimento, revestido por uma camada de minerais (argila, fluoretos, carbonatos, etc) e/ou outros materiais (celulose, ferro ligas, etc), com um diâmetro total típico entre 2 e 8mm. A alma do eletrodo conduz a corrente elétrica e serve como metal de adição.
• O revestimento gera escória e gases que protegem da atmosfera a região sendo soldada e estabilizam o arco. O revestimento pode ainda conter elementos que são incorporados à solda, influenciando sua composição química e características metalúrgicas.
Como este processo depende em grande parte da habilidade do soldador, é importante observar as seguintes técnicas operatórias: Ponteamento
• A finalidade do ponteamento é permitir uma fácil, correta e econômica fixação das peças a soldar. Ele consiste em executar cordões curtos e distribuídos ao longo da junta, sendo sua função básica manter a posição relativa entre as peças, garantindo a manutenção de uma folga adequada.
O ponteamento pode ser aplicado diretamente na junta, nos casos em que é prevista a remoção da raiz.
Técnicas Operatórias
Execução da Raiz
• A folga na montagem é fator determinante para a boa penetração do primeiro passe.
Ela é diretamente ligada ao diâmetro do eletrodo utilizado.
Técnicas Operatórias
Enchimento por Passes Largos:
• Pode ser aplicado em todas as posições com exceção da horizontal. A técnica de trabalho consiste em imprimir uma oscilação lateral ao eletrodo, normalmente limitada em no máximo 5 vezes o seu diâmetro.
Técnicas Operatórias