crateús
Tropical quente semiárido com pluviometria média de 697 mm com chuvas concentradas de janeiro a abril. Os verões são bem definidos, começando em maio e terminando em janeiro. No verão a temperatura chega a 38ºC e mínimas de 30ºC. Os verões são bastante secos e quentes. O inverno é bastante chuvoso com máximas de 30ºC e mínimo de 18ºC. A temperatura mais alta registrada foi de 43ºC em Setembro de 2013 e a mínima já registrada foi de 8ºC em 1942.
Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água fazem parte da bacia do Parnaíba, tendo como principais rios Poti e Jatobá; e os riachos do Meio, dos Patos, Tourão, Capitão Pequeno, do Boqueirão, São Francisco, do Mato e do Besouro. Nos municípios possui diversos açudes, dentre estes se destacam os de maior porte como os açudes: Carnaubal ou Grota Grande e Realejo. No momento esta sento construído o Açude Fronteiras, no leito no rio poti ao norte do município, um açude que terá capacidade de acumular 488.180.000 metros cúbicos de água.
Relevo e solos
As terras de Crateús fazem parte da Depressão Sertaneja, tendo no lado oeste do município a Serra Grande, com elevações próximas dos 700 metros. Os solos são: lanossolos, latossolos e podzólicos.
As formas de relevo a leste e maior porção do território são suaves e pouco dissecadas, produto da superfície de aplainamento em atuação no Cenozóico.
Vegetação
A predominância da caatinga arbórea (floresta caducifólia espinhosa), caatinga arbustiva aberta, mata seca (floresta subcaducifólia tropical pluvial) e a vegetação de carrasco, xerófita arbustiva densa de caules finos.
Nesta área de caatinga é possível encontrar mais de 350 espécies de plantas; 57 répteis e anfíbios, 173 de aves e 38 de mamíferos. Esta fauna e flora são protegidas graças a Reserva Natural Serra das Almas, que é reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, pelo IBAMA.
Caatinga arbórea
A flora da caatinga é tão marcante na paisagem que dela derivou o