Plano de Governo
FACULDADE ANCHIETA
CURSO TECNOLÓGICO EM COMÉRCIO EXTERIOR
DISCIPLINA CÂMBIO
NATHALIE JESSICA DA SILVA CONSTANTINI RA: 7086562638
ANALISES DO PLANO DE GOVERNO
COMPARATIVOS DAS POLITICAS MACROECONOMICAS
PROFº VINICIUS EDGAR AMORE
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
Analise dos planos de governo dos candidatos a presidência Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB).
Dilma Rousseff - PT
No plano de governo da presidente Dilma Rousseff é citado os seguintes parágrafos:
“A política macroeconômica defendida nas campanhas eleitorais e executada nos governos do PT e dos partidos aliados é baseada na construção de condições para redução sustentável das taxas de juros; na flexibilidade da taxa de câmbio em patamares compatíveis com as condições estruturais do País; na inflação baixa e estável (...).
A esses elementos foram agregadas medidas para promover maior competitividade de nossa estrutura produtiva, como desonerações tributárias, redução dos custos de produção, crédito em condições adequadas (...).
O Plano Brasil Maior foi o condutor da agenda de política industrial implementada no Governo Dilma, com o propósito de aumentar a capacidade competitiva da nossa indústria, particularmente em um período de grandes adversidades internacionais. Com o Brasil Maior, defendemos a produção nacional por meio de políticas de compras governamentais, fixando margens de preferência para produtos nacionais e a política de conteúdo local (...). Estimulamos o aumento de exportações com o Reintegra (...)”
Podemos perceber que o plano de governo da atual presidente Dilma é fazer com que mais empresas entrem no mercado internacional. Na verdade não seria nada novo, pois, esse tem sido o mesmo plano de governo de todos os candidatos do PT. Essas propostas só são renovadas a cada ano de eleição.
Durante os anos foram criados elementos que deveriam facilitar a entrada de novas empresas no mercado internacional, tais como as desonerações de