Geopol Tica Da Gua 1
Água como arma para a Guerra
Água como um bem social
A água é um imprescindível recurso natural, considerado como estratégico em razão da sua importância para a vida das pessoas e das sociedades, e também por não se distribuir de forma igualitária no globo, havendo regiões que possuem menos e outras mais.
A água está se convertendo em uma fonte geradora de guerras devido à competição internacional pelos recursos hídricos. Muitos países constroem grandes represas desviando a água dos sistemas naturais de drenagem dos rios em prejuízo de outros. Alterar o fluxo de um rio também modifica a distribuição da água, especialmente se isso implica transferências de água entre várias bacias.
Estas mudanças provocam, frequentemente, disputas entre Estados nacionais que rapidamente degeneram em conflitos internacionais.
Dos Conflitos pela Água
• A distribuição desigual da água doce no mundo tem se tornado motivo de crescente tensão entre nações, principalmente entre aquelas que se encontram em regiões de intensa escassez hídrica. Essas regiões em sua maioria estão localizadas no continente africano, asiático e em uma parte da América.
Aliado ao fator natural, a grande concentração populacional eleva o consumo da água dos rios em atividades agropastoris e domésticas, o que acirra os ânimos entre nações que dependem desse recurso escasso.
Dos Conflitos no Oriente Médio
• O Oriente Médio é um dos locais onde mais acontecem e podem acontecer disputas pela água.
Aliás, ela já foi motivação para algumas ações em uma área de grande tensão política: em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias, Israel invadiu as
Colinas de Golã, na Síria, tanto pela sua posição estratégica quanto pelo fato de essa localidade abrigar as nascentes do Rio Jordão, necessária tanto para os israelenses quanto para a Jordânia.
O rio Jordão é o único grande rio que corta Israel, Síria e
Jordânia e está sendo muito utilizado, de forma que a quantidade de água está sendo drasticamente