Plano de estágio infantil
1. Apresentação
Temos no comportamento humano um dos grandes objetos de estudo da Psicologia, e para que tal evento psíquico seja estudado é necessária a utilização de ferramentas, capazes de medir e até mesmo quantificar com destreza algo de tão grande complexidade.
Os dados coletados a partir da observação fornecem subsídios para diagnosticar uma situação-problema, facilitar a escolha das técnicas e procedimentos empregados, trazendo grandes benefícios à sociedade.
A observação oferece essa oportunidade de entender o que os organismos fazem e sob quais circunstâncias e nos estudos que envolvem as interações humanas (Danna e Matos 2006).
Em nossa observação enfocaremos a pesquisa sobre os papéis de gênero, que são formas de manifestação ou representação social de ser macho ou fêmea segundo Grossi, (1998), e como esse papal se revela na interação entre gêneros distintos.
A técnica de observação utilizada no nosso estudo será a observação científica sistemática, onde o observador define previamente o fenômeno que será estudado. O observador realiza uma observação estruturada e planejada, nesse caso geralmente as categorias de análise do objeto de estudo são constituídas a priori, e os comportamentos a serem analisados (unidade de análise), já estão dispostos em uma planilha ou em outro meio de registro.
2. Objetivo Geral
A presente pesquisa pretende observar as possíveis diferenças existentes na interação social entre crianças de gêneros distintos.
3. Objetivos Específicos
Observar:
Como ocorre a interação entre meninos e meninos e entre meninos e meninas;
Em qual idade a diferenciação nessa interação se torna perceptível;
Saber se as principais causas que eliciam essa diferenciação são apenas fatores biológicos (anatômicos), ou se fatores externos, a exemplo da cultura, ambiente família seriam fatores fundamentais para que essa diferença seja