plano de estocagem
Definição – quantos dias o estoque fica na empresa. Mostra o tempo, em dias, que a empresa leva para vender seus estoques.
Fórmula – Prazo de Estocagem = Estoque médio / Custo da Mercadoria Vendida) x 360
Sendo,
Estoque Médio = corresponde a média do estoque inicial mais estoque final, dividido por dois.
Custo da Mercadoria Vendida = refere-se ao valor das mercadorias que foram vendidas pela empresa no período.
Vamos usar o exemplo da Magazine Luíza, uma empresa de comércio varejista. A figura a seguir mostra o balanço patrimonial da empresa:
A média dos estoques é dado por:
Estoque médio = (1264 657 + 849 799) / 2 = 1 057 228
O custo da mercadoria vendido é obtido na demonstração do resultado da empresa:
Observe na figura que está incluso na linha de custo também captações para operações financeiras. A empresa detalha a parte referente a mercadoria vendida em notas explicativas.
Assim, o Custo da Mercadoria Vendida que deve ser usado corresponde a R$ 4 163 438. Com estes valores podemos calcular o prazo de estocagem:
Prazo de Estocagem = (1 057 228 / 4 163 438 ) x 360 = 91 dias
Ou seja, o estoque permanece na empresa por 91 dias.
Observações Adicionais
a) O prazo de estocagem pode ser influenciado por variações sazonais. No caso da empresa analisada, a mesma promove uma grande liquidação em janeiro. Isto justificar o prazo aparentemente elevado encontrado no índice.
b) O prazo de estocagem pode ser influenciado por variações de longo prazo. A criação de um canal de distribuição mais eficiente, aliado a melhoria na logística no país, pode indicar uma redução no prazo de estocagem.
c) Em períodos inflacionários, o estoque pode ser usado como uma forma de redução das perdas com inflação. Isto tende a aumentar o prazo de estocagem, já que as empresas compram mercadorias para se protegerem da inflação.
d) De uma maneira geral, comércios são mais eficientes quando possuem prazos reduzidos de estocagem.