gestor financeiro
O principal papel do Administrador Financeiro é o relativo à tesouraria da empresa, ou seja, cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, bem como preservar o retorno esperado pelos acionistas. Desta forma, é necessário buscar o pleno entendimento da administração de caixa da empresa e o custo ao qual este fluxo está submetido. A administração de caixa está intimamente ligada ao ciclo operacional da empresa e o custo de capital ao financiamento deste ciclo.
1. PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO
Genericamente as funções administrativas costumam ser classificadas em planejamento, organização, direção, controle e coordenação. Organizar é atribuir responsabilidades e autoridade. Dirigir é exercer autoridade. Controlar é avaliar os resultados das atividades. Coordenar é buscar o equilíbrio no funcionamento da estrutura organizacional.
Planejar consiste na escolha da alternativa mais adequada em face da realidade presente e das expectativas do comportamento de inúmeras variáveis. Planejar é escolher uma entre várias alternativas, ou seja, é definir antecipadamente: Os objetivos das ações preestabelecidas ( ); A forma pela qual as ações serão desenvolvidas ( ); Os meios físicos, tecnológicos, humanos, financeiros,... , necessários ( ); Os prazos para a execução e conclusão de cada etapa ( ); Os responsáveis pela execução das etapas do plano ( ).
O planejamento financeiro compreende a programação avançada de todos os planos da administração financeira e a integração e coordenação desses planos com os planos operacionais de todas as áreas da empresa. O planejamento financeiro compreende os seguintes passos: