Plano de estagio em andamento
ORIENTADOR ACADÊMICO
ANA MARGARETE PINHEIRO CRESS: 2211
ASSISTENTE SOCIAL ESPECIALISTA
Apresentação
O Estágio é uma atividade curricular obrigatória desenvolvida a partir da inserção do aluno no espaço sócio-institucional, objetivando oportunizar a experiência do exercício profissional, o que pressupõe supervisão direta e sistemática.
O estágio de serviço social no CAPS propõe-se a qualificar a formação acadêmica, no sentido de formar profissionais com conhecimentos preparados para trabalharem no campo da saúde mental dentro dos princípios da Reforma Psiquiátrica que são: a centralidade da proteção dos direitos humanos e de cidadania dessas pessoas, a necessidade de construir redes de serviços que substituam o modelo hospitalocêntrico e a pactuação de ações por parte dos diferentes atores sociais.
Diante da pluralidade das necessidades da saúde mental existente não só na instituição, mas na saúde mental de forma geral é que temos como objetivo de nosso trabalho aprofundamento de estudo e sobre ações intersetoriais das políticas públicas do município.
Temática para estudo
A importância da articulação das políticas públicas para o alcance da intersetorialidade, do atendimento, pautado no processo de socialização da informação. Visando à melhoria na qualidade dos serviços oferecidos e à construção de sujeitos cidadãos usuários de políticas públicas efetivas e então resolutivas. Previstos nos princípios da Reforma Psiquiatrica.
Problema
A intersetorialidade como melhoria da qualidade de serviços oferecidos atualmente não se encontra estabelecida ou suficientemente experimentada entre a saúde mental e as políticas públicas demais existentes no município. A intersetorialidade ainda se estabelece como um processo desafiante a ser exercido, pois implica, necessariamente, em efetivar articulações entre a saúde mental e as políticas públicas do município em seus diversos