plano de desenvolvimento da pr
TEORIA CLÁSSICA
Alex Bezerra Souza Oliveira
Ana Karolayne Pereira do Nascimento
Revena Silva Fernandes
Solange Chaves Brito
Prof.ª Mara Priscila Rodrigues Santana
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração (ADG612) – SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR
23/03/15
1 TEORIA CLÁSSICA
A origem da teoria clássica se dá a ousadia de um jovem chamado Jules Henri Fayol que foi o autor e fundador da teoria clássica, Jules Henri Fayol nasceu em 29 de Julho de 1841 em Istambul – PARIS. Filho de pais franceses seu pai se chamava André Fayol que era um contramestre em metalurgia e sua mãe se chamava Adélaïde Saulé.
Enquanto Taylon e outros engenheiros americanos desenvolviam a administração cientifica nos Estados Unidos, surgiu na França, a chamada teoria clássica da administração. Já que a Administração Cientifica caracteriza-se pela ênfase na tarefa realizada e pelos operários , pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Na verdade o objetivo de ambas as teorias era o mesmo. A busca da eficiência das organizações. Segundo a administração cientifica, essa eficiência era alcançada através da racionalidade do trabalho do operário e do somatório da eficiência individual. Já na teoria clássica, ao contrario partia-se do todo organizacional e de sua estrutura para garantir a eficiência a todos os envolvidos, fossem ele órgãos (como seções, departamentos etc), ou pessoas (como ocupantes de cargos executores de tarefas).
2 OBJETIVOS
Os objetivos desta pesquisa e apontar os pontos positivos e negativos e suas contribuições administrativas e sua origem.
3 TIPOLOGIA DA PRÁTICA
3.1 Prática de Pesquisa Documental
4 CRONOGRAMA DA PRÁTICA
4.3 PRÁTICA DE PESQUISA DOCUMENTAL
ETAPA
DATA/PERÍODO
AÇÃO
C/H
PRODUTO
ORIENTA ÇÃO
10/03/15
Orientações gerais sobre a Prática.
Definição das equipes.
Definição do tema Teoria clássica .
Definição e Desenvolvimento da pratica.