PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PR TICA AUTISMO
Formação docente e pedagógica Interdisciplinaridade e Educação
Aluno: Rosiléia Francisco Florêncio
Prof. Orientador: Patricia
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia – Prática do Módulo I
16/03/2015
1 TEMA/ASSUNTO
O presente artigo traz resultados de uma pesquisa realizada junto aos professores de uma rede de ensino do sul do Brasil e apresentar as discussões sobre a formação do decente.
Como principais resultados destacam-se o elevado índice de professores com pós graduação diretamente na sua prática em sala de aula.
Os principais autores são Tardif (2002), Santos (2007), Cochran - Smith Lytle (1999), entre outros.
2 OBJETIVOS
Formação de professores;
Interdisciplinaridade e Educação.
3 TIPOLOGIA DA PRÁTICA
Com o ritmo acelerado de mudanças na educação, pensar na formação inicial do professor, ofertada nos cursos de graduação, como suficiente para todas as demandas que a escola apresenta não é mais possível.
Para Tardif (2002, p 290), * a pesquisa na área da educação procura esclarecer e potencialmente melhorar a formação inicial, fornecendo aos futuros professores conhecimento oriundos da analise do trabalha docente em sala de aula e na escola*.
Estudos e pesquisar (COCHRAN-SMITH; LYTLE, 1999; CANARIO, 1998). Novos termos e conceitos são criados ou incorporados à educação vindos de diferentes áreas. A falta de conhecimentos atualizados é colada como grande obstáculo para uma pratica pedagógica condizente com as expectativas do mundo atual e com a cidadania.
A aprendizagem do professor também vem das comunidades, dos grupos de estudo e das conversas com outros professores. O trabalho dos alfabetizadores exige grande proximidade e atenção a cada aluno, que individualmente precisa apoderar-se de diversas habilidades e conhecimentos necessários para aquisição da escrita e da leitura.
A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos