Plano de contas
Plano de contas é o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizados pela contabilidade dentro de uma empresa. O elenco de contas considerado é imprescindível para o registro das ocorrências que alteram a composição do patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou específico, seja em seu aspecto quantitativo ou estatístico, esses aspectos são conhecidos como fatos contábeis.
Na contabilidade dar-se o nome de contas, aos elementos patrimoniais representados pelos bens, direitos e obrigações. Essas contas são devidamente alocadas no plano de contas de acordo com as necessidades do empreendimento, esse instrumento é indispensável para o trabalho do contador.
Assim, a quantidade de contas disposta em um plano de contas dependerá do volume e da natureza do negócio de cada empresa.
O principal objetivo do plano de contas é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização, através da exposição das contas em seus títulos, funções, funcionamento, grupamentos, análises, derivações, dilatações e reduções.
O plano de contas na maioria das vezes é composto de cinco grupos:
Ativo = Contas devedoras
Passivo = Contas credoras
Despesas = Contas devedoras
Receitas = Contas credoras
Apuração de resultados
E esses grupos se dividem em subgrupos dessa forma:
Circulante (Bens e direitos realizáveis a um prazo inferior de 365 dias).
Ativo Realizável a longo prazo (Bens e direitos realizáveis num prazo superior a 365 dias). Permanente (Investimentos e bens destinados à manutenção da atividade).
Circulante (Obrigações exigíveis num prazo inferior a 365 dias).
Passivo Exigível a longo prazo (Obrigações exigíveis num prazo superior a 365 dias). Resultados de exercícios futuros (Resultados antecipados). Patrimônio liquido (Capitais próprios).