Plano de contas
CURSO DE CONTABILIDADE
NEURILAINE SERVIN RAMOS - 6059010383
PLANO DE CONTAS DA CONTABILIDADE
CURSO DE CONTABILIDADE
Campo Grande - MS
Julho - 2014
PLANO DE CONTAS
O Plano de Contas é uma estrutura na qual se constrói e elabora a escrituração, com a finalidade de deixa-la ordenada, de maneira clara e objetiva, os dois instrumentos informativos mais importantes da contabilidade são: O Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.
Então o plano de contas deve ser planejado com a mesma estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.
O Plano de Contas deve ser tão detalhado quanto seja o interesse da empresa; inexistem regras que estabeleçam o número máximo ou o número mínimo de contas que deve conter um plano de contas. É preciso que se saiba, todavia, que o plano de contas deve ser suficientemente elástico afim de permitir a inclusão de novas contas, sempre que elas se forem necessárias.
TÉCNICA DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE CONTAS
O Plano de contas deve possuir contas em número suficiente para registrar todos os valores positivos, todos os valores negativos, todos os ingressos e todas as despesas de modo detalhado a fim de não ocorrerem confusões.
Na preparação do Plano de Contas deve-se iniciar do grupo maior para os grupos.
Assim, podemos dizer que o nosso plano de contas pode se dividir em quatro grandes grupos;
PATRIMONIO LÍQUIDO
ATIVO
PASSIVO
PATRIMONIO LÍQUIDO
CONTAS DE RESULTADO
RECEITAS
DESPESAS
Ou, visando a elaboração da demonstração do resultado do exercício, em apenas três:
Demonstração do resultado do exercício
ATIVO
PASSIVO e PATRIMÔNIO LIQUIDO
CONTAS DE RESULTADO
Para codificação do plano de contas não existe regras estabelecidas sobre a forma de codificar o plano de contas. Como os números oferecem uma maior facilidade de ordenamento,