plano de contas
O Plano de Contas é usado para demonstrar de forma clara e objetiva a contabilidade geral da empresa, é colocado em cada linha um item que foi investido o capital durante o mês na empresa, que é dividida em Bens, Direitos e Obrigações. O plano de contas é indispensável para o registro da empresa, sem ele não será possível efetuar lançamentos contábeis.
O plano de contas detalha todas as operações da empresa, ou seja, para cada item ou serviço é aberto uma conta para a visualização do resultado como banco, caixa, clientes no ativo e salários, impostos e outros mais no passivo podendo ser visualizado de várias maneiras.
A primeira forma de visualização é o plano de contas sintético que mostra o resumo das contas aberta para cada situação na empresa. Exemplo: se a empresa possui várias contas em bancos diferentes no plano de contas vai ser mostrado qual o valor de todas as contas juntas.
Plano de contas analítico mostra o detalhe de cada conta criada sendo inserida várias subcontas para mostrar o detalhe de cada transação sendo no ativo ou passivo. Exemplo se a empresa possui débitos a pagar o plano de contas analítico irá mostrar qual o valor a empresa deverá pagar para cada subconta criada.
Plano de contas por centro de resultado separa todos os dados da empresa por setor ou produto, daí pode-se visualizar o que cada setor ou produto gasta individualmente.
ETAPA 2
Responder as questões a seguir:
1. Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?
Livro Diário e o Livro Razão.
2. Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma empresa?
Nos livros contábeis são lançadas as operações diárias de uma empresa, os totais de débito e crédito deverão ser iguais no final.
3. O que é o SPED?
Sistema Público de Escrituração Digital, substitui o livro em papel pelo livro digital.
4. É verdade que o projeto do SPED diminui o Custo Brasil? Como?
Sim.Pois o objetivo do Sped seria