economia
EVOLUÇÃO DO DIREITO POSITIVO.
O direito, nos primeiros tempos, manteve-se vigente graças a memória dos sacerdotes, que foram os primeiro juízes e guardavam em segredo as regras jurídicas.Depois vigorou na decisão dos mais veresovidalhos,depois de algum tempo o direito passou a ser um conjunto de decisões jurídicas , mas mantendo ainda em segredo. E muito depois decisões jurídicas passou a ser costumeiras, surgindo assim da sentença o costume jurídico.
Em algumas comunidades a indiscrição de um escriba revela o segredo guardado pelos sacerdote, tornado publico,ocorreu em Roma com Lus Flavianun revelado 304 A.C pelo escriba Gneo Flavio, e das sentenças surgiu a lei.
O direito, escreve Declareuil, mais antigofoi esclusivamente coetudinario, tend por origem, geralmente a “Decisão tomada um dia por um chefe”. Apenas esreve cogliolo (filosofia do direito privado trad) “um povo deixa a vida nômade e se apresenta com certa solidez,as contendas privadas, deixa de ser resolvida com arma na mão e passam a ser decididas pelo chefe da tribo, pelo pai de família ou pela pessoa mais velha e mais respeitada. A primeira fonte de direito é pois a sentença antes era pela sentença dos chefes do juiz.
O direito primitivo era respeitada religiosamente , por medo a ira da divindade, que podeia se manisfestar por epidemias, secas , chuva, etc;
O formalismo, o cerimonial, caracteriza-se o direito arcaico prevalecendo a forma simbólica, os gestos, as palavras sagradas e os rituais sobre o conteúdo de atos ou ações. As pessoas não tinham direito, que praticamente pertenciam ao grupo.
Os direito individuais e os contratados individuais so