plano de contas
PLANO DE CONTAS
Um plano de contas contém contas analíticas e sintéticas. As contas analíticas são contas reais que recebem lançamentos, e as contas sintéticas são simplesmente a soma de um conjunto de contas analíticas. Os valores sintéticos são úteis para análise gerencial dos relatórios contábeis.
Exemplo: INVESTIMENTOS (Conta Sintética)
Seus desdobramentos: (Contas Analíticas)
PARTICIPAÇÃO SOCIETÁRIA EM SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA;
PARTICIPAÇÃO EM FUNDOS;
OUTROS INVESTIMENTOS.
ESTRUTURA DO PLANO DE CONTAS
ATIVO
PASSIVO
CIRCULANTE
CIRCULANTE
NÃO CIRCULANTE
NÃO CIRCULANTE
REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
EXIGÍVEL A LONGO PRAZO INVESTIMENTOS PATRIMÔNIO LÍQUIDO IMOBILIZADO
INTANGÍVEL
DESCRIÇÃO
ORIENTAÇÕES
ATIVO CIRCULANTE DISPONIBILIDADES Caixa
Contas que registram valores em dinheiro e em cheques em caixa, recebidos e ainda não depositados, pagáveis irrestrita e imediatamente.
Bancos
Contas que registram disponibilidades, mantidas em instituições financeiras, não classificáveis em outras contas deste plano referencial.
Aplicações Financeiras
Registrar os valores aplicados em instituições financeiras, tais como: certificados de depósitos bancários, fundos de investimentos, etc.
Títulos e Valores Mobiliários
Contas que registram as aplicações em títulos e valores mobiliários, de recursos de livre movimentação, cujo vencimento ou resgate venha a ocorrer no curso do ano-calendário subseqüente.
Depósitos para incentivo fiscal
Contas que registram os investimentos decorrentes de incentivos fiscais representados por ações novas da Embraer ou de empresas nacionais de informática ou por participação direta decorrente da troca do CI – Certificado de Investimento por ações pertencentes às carteiras de Fundos (Finor, Finam e Fiset). Inclui-se