Plano de Contas
ATIVO
CLASSIFICAÇÃO
NOMENCLATURA
NATUREZA DA CONTA
FUNÇÃO
DESCRIÇÃO
1.1
ATIVO CIRCULANTE
DEVEDORA
Apresentar o somatório das disponibilidades de numerário, dos recursos a receber, bem como de outros bens e direitos pendentes ou em circulação realizáveis até o término do exercício seguinte.
1.1.01
DISPONIVEL
DEVEDORA
Apresentar o somatório dos valores em caixa ou em bancos, bem como equivalentes, que representam recursos com livre movimentação para aplicação nas operações do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), para os quais não haja restrições para uso imediato.
1.1.01.02
BANCO C/MOVIMENTO
DEVEDORA
Apresentar o somatório dos valores das disponibilidades agregadas nas contas bancárias do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social).
1.1.01.02.0001
BANCO X
DEVEDORA
Contas que registram disponibilidades, mantidas em instituições financeiras, não classificáveis em outras contas deste plano referencial.
1.1.01.03
APLICAÇÃO DE LIQUIDEZ IMEDIATA
DEVEDORA
As aplicações financeiras, quando lastreadas por títulos de inequívoca liquidez e de curtíssimo prazo, são
Consideradas como disponível.
Nesse caso a diferença entre o valor aplicado e o valor do resgate bruto deve ser reconhecida como receita
Financeira pelo regime da competência, em função dos dias de aplicação transcorridos.
1.1.01.04
CHEQUES EM COBRANÇA
DEVEDORA
São registrados os cheques recebidos até a data do
Balanço, no entanto, não cobráveis imediatamente, por serem pagáveis em outras praças ou por restrições de seu recebimento à vista, e os cheques devolvidos pelo banco por falta de fundos que se encontram em processo de cobrança.
1.1.01.05
NUMERÁRIOS EM TRÂNSITO
DEVEDORA
Na empresa, pode também ser considerado como disponibilidade, classificável juntamente com os saldos em bancos, o numerário em trânsito decorrente de remessas para filiais ou depósitos de clientes ou terceiros através de cheques, ordem de pagamento, quando conhecidos