Introdução ao serviço Social
Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança
Curso: Introdução ao serviço Social, I semestre.
Ocorreu no século 18 e 19 em que os operários trabalhavam de forma escravizada nas fábricas. Além de praticamente não terem hora para as refeições,ainda surgiam charlatões com tentativas de inovação para prender cada vez mais os funcionários em serviço, sendo que a maioria não obtinha qualificação alguma nos serviços prestados.
Os operários eram direcionados a se especializarem em um único tipo de trabalho de forma a aumentar seu excedente e com isso obter cada vez mais dos produtos que sejam necessários. Através de recursos financeiros as pessoas poupam parte dos frutos do trabalho e os transformam em capital de forma a comprar o trabalho de outras pessoas
Foi então que a revolução industrial surgiu, com o intuito de lutar por uma carga horaria reduzida e justa, garantindo assim melhorias na qualificação profissional.
Os que se uniam aos demais manifestantes entravam em contendas com os superiores das fabricas e com militares,muitos durante osconfrontos perderam suas vidas em busca de algo que era seu por direito..
Podemos levar em conta que a industrialização teve também pontos positivos, pois aumentou a quantidade de produção consumindo menos tempo, gerando assim crescimento e ampliação dos mercados produtivos e a comercialização, podendo também exportar. Por outro lado gerou desemprego e desigualdade social, surgindo a criminalidade.
Ainda não havia uma legislação trabalhista e a exploração era ainda maior em relação às mulheres e às crianças, que viviam em locais semelhantes a cortiços. Sem contar nas doenças, pois os mesmos não tinham mais condições de se manter e assim viviam em condições sub-humanas.