INTRODUÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL
Porto Seguro
2013
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
AMANDA FIGUEIREDO
INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Introdução ao Serviço Social do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento do Profª Patrícia Vergasta e do Tutor (a) Isadora Santos Cardoso
Porto Seguro
2013
INTRODUÇÃO:
A ação do Serviço Social no Brasil na década de1930 e 1940.
O Assistente Social é um profissional especialmente capacitado para reconhecer e atuar em problemas de educação, saúde, trabalho, justiça e segurança entre outras áreas, planejando e fazendo políticas públicas comunitárias. Podendo também atuar diretamente com os indivíduos, famílias, grupos, empresas e comunidades. Diante disto, esta análise visa buscar de forma abrangente, que tendo como grande objetivo considerar as forças sociais que transmitem e consolidaram as iniciativas ao Serviço Social e toda sua problemática dentro de um contexto social no período das décadas de 1930 e 1940.
Todo esse movimento só foi admissível através do surgimento do Serviço Social na Europa e nos Estados Unidos, Como devido surgimento da divisão de classe e o nascimento do capitalismo entre o final do século XVIII e a metade do século XIX, surgindo na Inglaterra a Revolução Industrial e a Revolução Burguesa século XVII.
No período de 1932, surgiu o Centro de Estudos e Ação Social CEAS de São Paulo, com a finalidade de transmitir maior rendimento e eficiência às iniciativas e obras promovidas pela filantropia das classes dominantes paulistas que contavam com patrocínio da igreja.
O desenvolvimento desta Ação Católica foram a Juventude Universitária Católica que através deste método buscaram caminhos para a transformação cristã da sociedade brasileira. A realização oficial ocorreu com