Introduçao do servico social
A disciplina de Introdução ao Serviço Social pretende esclarecer e trabalhar o significado social da profissão, a partir de conceitos e práticas que envolvem o profissional
Assistente Social.
O estudo visa a proporcionar tal conhecimento, identificando o Assistente Social como um profissional que tem se destacado pela ampliação de sua atuação, sendo este solicitado em diversas áreas; apresentar o surgimento e a institucionalização do Serviço Social no Brasil; os elementos fundantes da especificidade do Serviço Social; os espaços sócio-ocupacionais do profissional na esfera pública e privada, onde também agrega seu trabalho, contribuindo e se articulando com outras áreas.
A disciplina, como modalidade de ensino a distância, possui uma carga horária de 80 horas, distribuídas em oito aulas, envolvendo questões teóricas e práticas do ensino de serviço social. Destacamos que o conteúdo aqui proposto não esgota o rol de informações que estão baseados nos seguintes autores: ESTEVÃO, Ana Maria, 1992; IAMAMOTO, Marilda V.; data; CARVALHO, Raul de 2007; MONTÃNO, Carlos, 2007; VIEIRA, Balbina OTTONI,
1980, entre outros.
O ano de 1869 foi um marco importante para o Serviço Social, pois foi fundada em Londres a Sociedade de Organização da Caridade, que apresentou alguns princípios constituídos a partir da prática de assistência social.
Na América Latina o Serviço Social originou-se no Chile em 1925, onde foi fundada a primeira escola de Serviço Social, Dr. Alejandro Delrio. O fundador era médico e fundou a escola pensando na maior rentabilidade que seu trabalho teria com o apoio dos novos profissionais.
Posteriormente outras escolas foram criadas nesse mesmo estilo ligadas também a outras profissões, como a escola de Serviço Social da Universidade Nacional de Buenos Aires, ligada à faculdade de Direito, criando assim o que poderíamos chamar de Serviço Social Jurídico.
No Brasil, de acordo com Iamamoto:
A implantação do Serviço