HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
(Estudo dirigido)
Sumário
História e Evolução das Condições de Trabalho 3, 4 e 5.
Introdução 6.
A importância da higiene e segurança em ambientes Físico de trabalho 7, 8 e 9.
A importância da higiene e segurança em ambientes Psicológico de trabalho
9 e 10.
A importância da higiene e segurança em ambientes ergonômicos de trabalho
10 e 11.
Saúde ocupacional 12 e 13.
Qual a importância da CIPA na empresa 13, 14 e 15.
O que é PPRA E PCMSO? E qual sua importância? 16, 17 e 18.
Conclusão 19.
História e Evolução das Condições de Trabalho.
Pensa-se, frequentemente, que as preocupações respeitantes à segurança e saúde no trabalho são recentes. Contudo, os elementos de análise disponíveis permitem afirmar que tais preocupações remontam aos tempos em que o homem começou a utilizar instrumentos para trabalhar. A forma dos objetos e dos instrumentos evidencia que, mesmo nos primeiros tempos da humanidade, o desejo de assegurar a segurança e o bem estar já se encontravam latentes, a introdução progressiva do cobre e do estanho e, posteriormente, a produção de ferro facilitaram o desenvolvimento de certos objetos, destinados prioritariamente a permitir a proteção pessoal.
O Código de Hammurabi, elaborado entre 1792 e 1750 a.c., integra o primeiro repositório de preceitos legais conhecido. Nele encontram-se arroladas medidas penais aplicáveis a responsáveis por alguns tipos de acidentes, dentro da lógica prevalecente de “olho por olho, dente por dente”. Assim, o construtor responsável pelo colapso de uma edificação, com perda de vidas, seria condenado à morte. Se um trabalhador perdesse um braço num acidente de trabalho, à sua chefia direta seria também amputado idêntico membro para compensar a perda sofrida pelo trabalhador.
Há, também, várias referências às condições de saúde no trabalho em papiros egípcios, nos quais se descrevem sintomas específicos