Plano de Contas
O plano de Contas normalmente é composto de cinco grupos. · ATIVO - CONTAS DEVEDORAS
· PASSIVO - CONTAS CREDORAS
· DESPESAS - CONTAS DEVEDORAS
· RECEITAS - CONTAS CREDORAS
· APURAÇÃO DE RESULTADO Estes grupos por sua vez também se dividem em sub grupos, os quais passaremos a analisar: CIRCULANTE (Bens e direitos realizáveis num prazo inferior a 365 dias) ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO (Idem, num prazo superior a 365 dias) PERMANENTE (Investimentos e bens destinados à manutenção da atividade) O ATIVO representa a parte positiva do patrimônio, a fonte de investimentos, as aplicações de recursos (BENS E DIREITOS). CIRCULANTE (Obrigações exigíveis num prazo inferior a 365 dias)
PASSIVO EXIGÍVEL A LONGO PRAZO (Idem, num prazo superior a 365 dias) RESULTADO DE EXERCÍCIOS FUTUROS (Resultados antecipados) PATRIMÔNIO LÍQUIDO (Capitais próprios) O PASSIVO representa a parte negativa do patrimônio, a fonte de financiamentos, as origens dos recursos (OBRIGAÇÕES).
Com VENDAS
DESPESAS: ADMINISTRATIVAS FINANCEIRAS DESPESAS NÃO OPERACIONAIS Despesas: Todo gasto despendido na manutenção da atividade da empresa. VENDAS RECEITAS: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FINANCEIRAS RECEITAS NÃO OPERACIONAIS Receitas: Todo valor obtido decorrente da venda dos produtos e serviços da sua atividade.
Júlio César Zanluca
Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. A montagem de um