teologia contemporânea
Professor: Pr. Josias Moura de Menezes.
Site: www.josiasmoura.wordpress.com
Email: josiasmoura@gmail.com
I. NOMES PRINCIPAIS
Vejamos agora alguns nomes implicados no liberalismo teológico, responsáveis pelos novos ru mos tomados pelo protestantismo:
A. Friedrich Schleiermacher (1768-1834)
1. Teólogo e filósofo alemão, embora anti-racionalista, ensinou que não há religiões falsas e verdadeiras. Todas elas, com maior ou menor grau de eficiência, têm por objetivo ligar o homem finito com o Deus infinito, sendo o cristianismo a melhor delas.
2. Ao harmonizar as concepções protestantes com as convicções de burguesia culta e liberal, Schleiermacher foi considerado radical pelos ortodoxos, e visionário pelos racionalistas. Na verdade, o seu pensamento filosófico-teológico, embora considerado liberal, está mais perto do transcendentalismo de Karl Barth.
B.Johann David Michalis (1717-1791)
1. Teólogo protestante alemão, foi o primeiro a abandonar o conceito da inspiração literal das Escrituras Sagradas.
C. Adoff Von Harnack (1851-1930)
1. Teólogo protestante alemão, defende em sua obra principal História dos Dogmas, a evolu ção dos dogmas do cristianismno pela heleniza ção progressiva da fé cristã primitiva. Em outra obra, A essência do
Pr Josias Moura de Menezes – Site: www.josiasmoura.wordpress.com
Página 1
cristianismo, reduziu a re ligião cristã a uma espécie de confiança em
Deus, sem dogma algum e sem cristologia.
D. Albrecht Ritschl (1822-1889)
1. Teólogo alemão, ensinou que a teologia não pode seguir Georg Hegel, filósofo alemão tribu tário da filosofia grega, do racionalismo carte siano e do idealismo alemão. Ritschl ressaltou o conteúdo ético da teologia cristã e afirmou que esta deve basear-se principalmente na apreciação da vida interior de Cristo.
E. David Friedrich Strauss (1808-1874)
1. Foi o teólogo alemão que maior influência exerceu no século XIX sobre os não-teólogos e não-eclesiásticos.