Plano de contas
Este trabalho tem como objetivo explicar o que é, a importância, problemas de importar, como adequar e finalidade do Plano de contas nas empresas para os usuários da contabilidade.
Segundo José Carlos Marion Plano de Contas é o agrupamento de ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Portanto, o elenco de contas considerado é indispensável para registro de todos os fatos contábeis.
Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais:
Atender às necessidades de informação da administração da empresa;
Observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis (Lei 6.404/76, a chamada "Lei das S/A”);
Adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.
Cada empresa, de acordo com sua atividade e seu tamanho (micro, pequena, média ou grande), deve ter seu próprio plano de contas. Não há razão, por exemplo, para uma empresa prestadora de serviços relacionar uma conta do Estoque em seu Ativo Circulante, pois, normalmente, não realiza operações com mercadorias.
Assim, também não há necessidade de constar do Realizável a Longo Prazo de uma pequena empresa a conta Empréstimos Concedidos a Empresas Coligadas se não existir nenhuma coligada.
Um Plano de Contas, portanto, deve registrar as contas que estão em movimento pela contabilidade em decorrência das operações da empresa ou, ainda, contas que, embora não movimentadas no presente, poderão ser utilizadas no futuro.
Plano de contas “importado”
Embora prejudique o desempenho de seus profissionais contábeis, grande números de empresas “importa” (copia) de outras o plano de contas. “E ainda que seja ‘‘importado” de uma empresa do mesmo ramo de