Plano de comunicação da Easyjet
2012 / 2013
EasyJet
Marketing II
Índice
Introdução
O seguinte trabalho irá debruçar-se sobre o plano de marketing da marca “Easyjet”. Esta faz parte do grupo Easy tendo sido criada em 1995. Desde a sua criação a marca tem vindo a crescer exponencialmente.
Optei pela Easyjet, pois para além de ter anúncios que distinguem e que “nos ficam na cabeça”, é um tema sobre o qual existe muita informação disponível e acessível.
Nas seguintes páginas irá encontrar uma breve introdução à história da Easyjet, a análise interna e externa da empresa, bem como o do mercado e do consumidor. Neste trabalho apresento o lançamento de um novo produto (teórico), a respectiva propaganda e valores. Os valores apresentados não correspondem a nenhuma realidade.
easyJet
1. Apresentação da Empresa
A criação das viagens low-cost (baixo-custo) surgiu na América, pela companhia Southwest Airlines, que serviu de base para a criação da Easyjet, a primeira companhia de voos low-cost na Europa.
A Easyjet é uma companhia aérea que se dedica ao transporte de passageiros pela Europa a baixo custo. A cor alaranjada da empresa é um dos seus pontos fortes, pois permite toda a gente conhecer a companhia devido à sua cor forte.
A Easyjet foi criada em 18 de Outubro de 1995 por Stelios Haji-loannou, um cipriota que investiu 15 milhões de dólares (11,5 milhões de euros) neste negócio. Começou com dois aviões Boing 737-300 alugados que voavam a partir da sua base principal, o aeroporto de Luton, em Londres. Inicialmente fazia viagens para as cidades escocesas de Glasgow e Edimburgo.
O primeiro bilhete de avião da Easyjet foi vendido por 45 dólares (35 euros). O 1º slogan foi muito inovador: ” Voe para a Escócia pelo preço de umas calças.”
A Easyjet foi um enorme sucesso e nos primeiros 2 meses transportou 30000 passageiros. A partir daqui começaram a inovar e em Abril de 1996 inauguraram a 1ºrota para fora do Reino