Plano de ação
Naquela época a vida política do país era dominada por três grupos políticos: os restauradores, que lutavam pela volta de D Pedro I e defendiam o regime absolutista. Os liberais moderados, que defendiam a monarquia, mas sem absolutismo; queria manter a escravidão e a ordem nacional. E finalmente, os liberais exaltados, que lutavam pela descentralização do poder e pela autonomia administrativa das províncias.
Origem de liberais e conservadores Os restauradores e os liberais exaltados tiveram seu poder cada vez mais reduzido. Então a cena política brasileira teve uma grande mudança, os liberais moderados, progressista e regressistas, tomaram posse da ordem política. Observe que as principais diferenças entre esses grupos eram: § Progressistas: eram favoráveis a um governo centralizado. § Regressistas: era favorável ao fortalecimento do poder legislativo e contrário a liberdade administrativa das províncias.
Em 1840 os regressistas assumiram a denominação de partido conservador e os progressistas de partido liberal. Esses dois grupos dominaram toda a vida política brasileira durante todo o Segundo Reinado.
Fases do período regencial Não se esqueça que o período regencial passou por três fases:
1. Regência trina provisória (1831)
2. Regência trina permanente (1831 – 1834) 3. Regência una (1835 -1840)
Regência trina provisória Na data de abdicação de D Pedro I a assembléia nacional estava de férias, assim os poucos políticos que lá encontravam resolveram eleger uma regência provisória para governara nação até a volta. Essa regência teve duração de aproximadamente três meses. Entre as